Com ou sem companhia

Quando você corre sozinho (a), dependendo da sua meta pessoal, sua performance pode não evoluir muito. Mas isso não é uma regra. Todos nós  temos objetivos e metas a cumprir, então tudo dependerá dos desafios que estamos dispostos a superar.  Mas,  normalmente,  correr em grupo é um grande incentivo para, por exemplo, aumentar a distância percorrida, diminuir o pace, sair da zona de conforto e, principalmente, conseguir fazer os treinos de subida (isso no meu caso).

Os treinos de subida aumentam a sua resistência, mas se optar em fazer sozinha saiba que a “sofrência” é maior. Então o melhor é sofrer em grupo, pois assim um corredor anima o outro e os benefícios são, de fato, animadores.

Mas se você está começando a correr e quiser testar os seus limites, ouça o que o seu corpo fala e evolua no que puder, mesmo que sozinho. Estabeleça uma meta palpável. Se você nunca correu e tem tempo livre para treinar, aproveite para se superar. O importante é começar a correr.

Estabeleça metas

 

Se você tem pouco tempo para treinar e quer muito começar, faça o que puder, mas não esqueça de estabelecer uma meta (aumentar distância, diminuir pace..).

Eu, por exemplo, com pouco tempo para treinar, corria duas vezes por semana e às vezes uma vez só, então era lógico que meu rendimento não seria dos melhores. Mas num determinado momento fui estabelecendo que, por exemplo, queria sair dos 5 km e chegar aos 10 km. O que eu fiz:  aumentei a distância e evitei as paradas, mas quando sentia necessidade de uma pausa, parava por alguns segundos e retornava para a corrida.

O importante é você mudar o seu padrão de pensamento: vou sair da zona de conforto e ultrapassar os meus limites, tendo em mente que você deve sempre respeitar os sinais que o seu corpo dá.

A transição é mais rápida para quem pode treinar três ou quatro vezes por semana. Mas não fique triste se o tempo ainda está escasso para o seu lado. Corra, mesmo que seja uma vez na semana, mesmo que você, inicialmente, seja um (a) corredor(a) de final de semana. Uma hora, você conseguirá ajustar seus horários e se dedicar mais para as corridas.

Corrida de rua

 

Participar das corridas de rua lhe faz querer ficar mais perto das pessoas com melhor desempenho. Faz você perceber que pode se dedicar mais, que pode evoluir mais. É só uma questão de ajustar as suas metas (palpáveis, dentro de sua disponibilidade e do seu condicionamento físico) e trabalhar para alcançá-las.

As corridas de rua também podem lhe ajudar naquela transição de distância que tanto busca. Está chegando aos 8 km, mas ainda não fez 10 km, é um bom momento para forçar e alcançar seus objetivos. Participe de um grupo de corrida, pois com mais corredores você irá se animar e se dedicar mais.

Uma outra opção válida, é se inscrever em provas com km acima do que você está acostumado (a) e se preparar para isso. Não vai querer pular dos 5 km para 10 km, sem preparo físico. Agindo assim o que você conseguirá são algumas lesões.