Corrida com Pitstop

Assim que comecei a treinar em grupo,  consegui aumentar a distância percorrida.  Havia estacionado nos 5 km e, para melhorar o meu desempenho, inclui alguns metros de caminhada e, em seguida, corria mais um ou dois km. Nessa época, eu não fazia muitos exercícios de fortalecimento e acabei com algumas torções nos pés e tornozelos.  Recordo-me que uma das torções não foi nem durante as corridas.  Estava saindo de um hortifruti, perto de casa, quando torci o tornozelo.  Fiquei bem chateada, pois na véspera havia participado da Corrida do Bem e  o meu interesse, após a prova, era intensificar os treinos.

Durante três semanas fiz exercícios de fisioterapia e fortalecimento e, aos poucos,  retornei para as corridas.  Por precaução, comprei uma tornozeleira para dar mais firmeza nas pisadas. Passado alguns meses, após um dos meus treinos na praia, fui atravessar a rua e senti uma fisgada na panturrilha, resultado: mais alguns dias de molho.

Já recuperada das torções, retornei ao meu objetivo: aumentar a  distância nas corridas.  Então para não ter novas torções, realizava exercícios de fortalecimento duas vezes na semana.

Com um condicionamento um pouco melhor, forcei mais nas corridas, correndo direto 5 km e, ao longo do percurso,  dava pausas rápidas para então fazer mais alguns km.  Segui nesse ritmo até que um dia, conseguí correr os meus primeiros  10 km direto e em grande estilo.

Em setembro de 2019 me inscrevi no Global Race  e ganhei minha primeira medalha de 10 km.  A sensação era de puro poder!  Me senti a mulher maravilha! Toda dolorida, mas feliz da vida.

Para aumentar a distância, invista nos exercícios de  fortalecimento

 

A minha transição dos 5 km para os 10 km, exigiu dedicação nos exercícios de fortalecimento, o que me ajudou a aumentar a distância sem lesões. Na época, busquei exercícios que ajudassem nesse processo de fortalecimento.

Encontrei no site, Corrida Perfeita dicas valiosas para que eu pudesse correr maiores distâncias e sem nenhum sinal de lesão. Aqui no Corrida é isso, você pode acessar o menu  O Corpo Fala, no qual destaco exercícios que me ajudaram durante algumas torções.

No final de 2020,  decidi, a cada semana,  aumentar a distância percorrida. Então em um dos treinos corria 14 km, no seguinte 15 km até chegar aos 17 km.  Estava decidida a seguir dessa forma até fazer a meia-maratona, mas comecei a sentir  o tornozelo mais dolorido.  Foi então, que percebi, que meu pé esquerdo estava virando para dentro, durante as corridas.  Com isso, reforcei os exercícios de fortalecimento, alguns específicos para os pés e tornozelos, e durante algumas corridas usei uma tornozeleira.

Após esse período, reduzi o ritmo das corridas. Em 2021, corri nos meses de janeiro, fevereiro e março, respectivamente, 91 km, 65 km e 71 km. Que saudade de dezembro de 2020 quando consegui correr 120 km no mês.