Durante os primeiros treinos, não queira correr tão rápido quanto aquele amigo corredor que já pratica o esporte há muito tempo.
Para os iniciantes na corrida, é importante começar pela caminhada e aos poucos inclua os trotes nos treinos. Então ao se sentir confortável nos trotes, vá aumentando o tempo da corrida.
Corra dois minutos, depois aumente para cinco e veja se não está muito ofegante. Fique de olho na respiração. Se o esforço lhe fizer cansar rápido, reduza a velocidade. Se a respiração estiver ok, continue nos trotes por mais tempo. Aos poucos seu corpo lhe mostrará qual o melhor ritmo para correr.
É normal, nos primeiros dias, sentir o corpo dolorido, como acontece quando entramos na academia e ao fazer, por exemplo, musculação, saímos moídos e cheios de dor. Em pouco tempo, o corpo se adaptará aos novos estímulos físicos e você não sentirá mais dor.
Nas primeiras corridas, após o treino, eu sentia as pernas muito pesadas. Lembro-me de chegar em casa, tomar banho, comer algo e me jogar no sofá. Então ao tentar levantar, ficava parecendo uma senhora centenária com dores no corpo. Mas com o tempo, e com a frequência de treinos e exercícios de fortalecimento, meu condicionamento melhorou.
No começo, eu corria duas vezes na semana, então o meu desempenho era proporcional ao tempo dedicado aos treinos.
A pisada perfeita
Ao começar a correr, se alguém lhe disser que está correndo errado! Não dê ouvidos. Corra do jeito que der. Então na medida em que for treinando, ajuste a pisada para que a ponta do seu pé desça primeiro ao solo e depois o calcanhar.
Por que isso é importante? Porque ao correr dessa forma você tira o peso da pisada sem sobrecarregar o calcanhar e evita lesões no calcâneo.
Então para ajustar a pisada, faça exercícios educativos para corredores. Eles são importantes para corrigir a postura e melhorar o seu desempenho. Para quem está na dúvida de qual exercício fazer, recomendo as orientações do Corrida Perfeita.